O objetivo deste blog é servir de arquivo das pesquisas acadêmicas realizadas na região centro oeste do município de São Paulo

sábado, abril 21, 2007

ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DOS TRABALHADORES DE SAÚDE EM UNIDADE BÁSICA COM MODELO MISTO PSF, PACS E UBS TRADICIONAL, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

IX Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso da EEUSP
TCC - Escola de Enfermagem-USP
Aluna: Carina Pinto Braga
Profª Marina Peduzzi
Área de concentração: Administração em Enfermagem


Introdução
O objeto da presente pesquisa refere-se aos processos educativos de trabalhadores de saúde pautando-se no reconhecimento dos recursos humanos, como elemento crítico para o SUS, considerando a educação permanente em saúde e o trabalho em equipe como instrumentos nucleares para a gerência, voltados a assegurar a qualidade da atenção integral à saúde. Assim, faz uma distinção entre os conceitos de educação permanente em saúde (Haddad, Roschke, Davini, 1994; Ceccim, Feuerwerker, 2004) e educação continuada (Peres, Leite, Gonçalves, 2005). Neste sentido, a educação permanente em saúde apresenta um caráter participativo, multiprofissional e organiza-se em torno da problematização do cotidiano do trabalho. Por outro lado, a educação continuada caracteriza-se pela realização de treinamento, reciclagem e cursos voltados à necessidade de aquisição e /ou aprimoramento de saberes técnico-científicos, orientados para especificidades das distintasáreas profissionais. Diferenças marcantes entre ambos os conceitos são observadas, sobretudo a potencialidade de transformações das práticas
de saúde expressas pela educação permanente em saúde.
Objetivo
Identificar, analisar e classificar o perfil dos trabalhadores de saúde, das equipes e dos processos educativos de trabalhadores de saúde em unidade básica de saúde na região da Coordenadoria de Saúde da Subprefeiturado Butantã.

Metodologia
O estudo apresenta caráter de natureza quantitativa e qualitativa, sendo do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em que se mantém a UBS tradicional onde foram implantadas três equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e
duas de Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

A coleta de dados sobre os trabalhadores de saúde da UBS foi realizada por intermédio de fonte secundária e fonte primária. A coleta sobre os processos educativos foi realizada por meio de entrevista. Os sujeitos de pesquisa entrevistados foram selecionados com base no critério de
informante-chave, segundo a área profissional, garantindo um representante para cada categoria profissional e inserção no trabalho gerencial. Portanto, foram entrevistados 15 profissionais: técnico-administrativo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, um médico PSF e dois de UBS, cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário, agentes comunitários de saúde de PSF e PACS, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e educador em saúde
pública. Dois questionários foram usados, um para levantamento de dados para caracterizar os trabalhadores e as equipes de saúde e o outro para levantamento dos processos educativos dos trabalhadores de saúde. A coleta de dados contemplou o período de um ano (julho de 2004 a
junho de 2005). O primeiro questionário contempla as variáveis: sexo, idade, categoria profissional, especialização, tempo no serviço, tipo de vínculo e equipe a que pertence. O segundo, as variáveis: nome ou título do processo educativo; tema(s) abordado(s); público-alvo (a quem se destina); estratégia(s) de ensino; duração (data ou período de execução da atividade); local de desenvolvimento da atividade e de quem partiu a demanda do processo.
Os dados foram armazenados em banco de dados Excel 2002 versão 7, do qual foram extraídas tabelas que permitiram uma categorização e classificação do material. A análise qualitativa foi realizada fundamentada no quadro teórico adotado na pesquisa, especialmente, os conceitos de trabalho em equipe, integralidade, educaçãopermanente em saúde e educação continuada.
Resultados e Discussões

Caracterização dos trabalhadores de saúde
Na UBS do estudo, existem 73 trabalhadores com predomínio de agentes comunitários de saúde (ACS) 29 (39,7%), 15 (20,5%) auxiliares de enfermagem, 10 (13,7%) médicos e 4(5,5%) enfermeiros. O conjunto de profissionais constitui-se de três equipes de saúde de PSF com 26
(35,65%) trabalhadores, duas de PACS com 13 (17,8%) trabalhadorese 34 (46,6%) trabalhadores de UBS tradicional. Estes não estão inseridos em nenhuma equipe, estando os profissionais distribuídos no serviço como um todo. A seguir, a Figura 1 mostra como os profissionais na unidade estudada são distribuídos.

Caracterização do perfil das equipes
Observa-se uma proporção de onze trabalhadores "assistenciais"para um trabalhador do "apoio administrativo", o que embora pareça discrepante é justificado pela finalidade dos serviços de saúde, que é a qualidade da saúde.

O Quadro 1 mostra como se relacionam as categorias profissionais, chamando atenção o predomínio de trabalhadores de perfil biomédico, cujo núcleo duro de formação e prática é constituído pelo raciocínio clínico (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e dentistas).

Caracterização dos processos educativos dos trabalhadores de saúde
Ocorreram cinqüenta e um processos educativos e os resultados foram apresentados, conforme as variáveis estudadas. A Tabela 1 mostra os processos educativos classificados com base no conceito de integralidade e nas categorias empíricas reconhecidas na pesquisa de campo. A maioria de atividades educativas é de promoção, prevenção e recuperação, totalizando 32 (62,75%) processos educativos.

Quanto ao público-alvo, predominam as atividades voltadas aos ACS com 11 (21,6%), seguidas
daquelas orientadas à comunidade 7 (13,7%), para os trabalhadores de enfermagem 5 (9,8%) e a
todos os trabalhadores do serviço 4 (7,9%).

Predominam as atividades de curta duração (intervalo 4-20h) com 31 (61%) processos educativos e realizadas em local externo ao serviço com 43 (84%) atividades.
Quanto à estratégia de ensino, prevalecem as palestras com 9 (17,6%) seguidas de aula expositiva com 8 (15,7%) processos educativos.
A maioria das atividades foi demanda da Coordenadoria de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, observando-se, respectivamente, 21 (41,2%) e 13 (25,5%) atividades com essas origens.
Considerações Finais
Quanto à caracterização dos trabalhadores de saúde da UBS estudada, destaca-se que a maioria é constituída por trabalhadores de escolaridade básica, como os agentes comunitários de saúde e os auxiliares de enfermagem, bem como a proporção de 11 trabalhadores da área "assistencial" para um do "apoio administrativo" e a proporção de 6:1 entre os profissionais de perfil biomédico e perfil psicossocial. Este perfil no que se refere ao predomínio de profissionais assistenciais pode ser justificado pelas peculiaridades do campo da saúde, assistência como atividadefim, complexidade dos objetos e múltiplas dimensões: biológica, social, epidemiológica e comunicacional.
Mas, quanto ao predomínio de profissionais biomédicos, mostra a necessidade de integração dos campos bio-médicos e psicossocial, tendo em vista o princípio de integralidade de saúde, bem como a necessidade de mudança e transformação desse perfil.
A maioria dos processos educativos indica aspectos relacionados ao conceito de educação continuada, pois observa-se que as atividades são de curta duração, realizadas com base nas demandas externas e com o uso de estratégias de ensino centradas em palestras e aulas expositivas. Portanto, os trabalhadores estão inseridos em atividades feitas distantes do próprio
cotidiano de trabalho e com pouca participação ativa deles.
Assim, a educação permanente em saúde como a integralidade da saúde tornam-se desafios importantes para trabalhadores e gestores no cotidiano do trabalho.

Referências
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis.
2004;14(1): 41-65.
Haddad J, Roschke MAC, Davini MC. Education permanente de personal de salud. Washington: Organização Pan-Americana da
Saúde; 1994. (Série Desarrollo de Recursos Humanos em Salud, 1000).
Peres HHC, Leite MMJ, Gonçalves VLM. Educação continuada: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e
avaliação de desempenho profissional. In: Kurcgant P, coordenadora. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan; 2005. p. 138-56.

Marcadores: , ,